Que todos tenham muita saude, muita paz e baforem com todo prazer que uma boa cachimbada pode trazer...
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
Um Feliz Natal do cAc BH para todos os Confrades!!!
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Site Recomendadissimo pelo cAc BH!!!
VALE A PENA CONHECER O MAIS NOVO SITE INTERATIVO SOBRE CACHIMBOS E COMPANIA LTDA RS...
O CAC BH RECOMENDA FORTEMENTE AOS CONFRADES DE TODO PAIS E DO MUNDO A PARTICIPAREM DESTE QUE VAI SER O MAIOR SITE DE CACHIMBEIROS DO MUNDO!!!
Obs: Genteee!!! Não teve jaba não! É que o trem é bão mesmo Uai rs...
Boas Cachimbadas para todos!!!
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Reunião do cAc BH Dia 13-10-2008
Olhem a Raridade que o Confrade Gustavo nos trouxe para degustação na Reunião
Confrade Thadeu Santéro também fazendo a degustação do Elizabethan...
Confrade Guilherme e seu cachimbo carregado com a sua Commonwealth Mixture ...
Confrades Thadeu Santéro - Henrique Segal e Tulio...
Confrades Henrique Segal e Tulio...
Confrades Gustavo e Dr. Jaime escutando um bom jazz...
Um Belo Pipe do Confrade Guilherme...
Confrade Henrique Segal degustando seu Royal Yacht ...
Confrade Tulio fazendo pose pra foto rs...
E pra finaliza a turma ai denovo rs...
Foi uma OTIMA REUNIÃO DO cAc BH!!!
UM GRANDE ABRAÇO PRA TODOS!!!
Pedimos desculpas pela baixa qualidade das fotos pois foram feitas de um celular vga rs...
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Seu Cachimbo esta esquentando demais?
Bom, se você fuma seu cachimbo muito quente, ele pode ser queimado e estragado. Mas como não queima-lo!A seguinte é a transcrição de um panfleto de Achille Savinelli produzido há muitos anos como uma guia no formulário de não queimar um cachimbo.
Caro senhor:
Um problema importante entre os fumadores de cachimbo parece ser a forma para evitar queimar seu cachimbo, e a solução que é mais amplamente aceita é dar pitadas (fumadas) lentas que podem ser interrompidas se o cachimbo ficar demasiado quente. Mas, como pode um cachimbeiro - um novato talvez - reconhecer quando seu cachimbo esta demasiado quente?
O fornilho de um cachimbo inflamado está sempre quente, e para estabelecer exatamente a temperatura “muito quente" sem instrumentos apropriados é bastante difícil. Eu resolvi o problema da seguinte maneira:A idéia me sugeriu após uma visita que eu fiz a um mecânico a quem tinha feito exame de um carro no qual a caixa de transmissão estava “muito quente”.“Presta atenção”, disse, a “tudo o que deve fazer é pôr a mão sobre a caixa, e contar lentamente até seis. Se puder fazer isto, então não esta 'Muito quente', mas tiveres de remover a mão antes do seis, significa que algo esta errado e o motor é deve-se parar o motor de vez. “
Com a sugestão, eu pensei sobre sua aplicação em meus cachimbos. Sugeri a um amigo que havia queimado vários cachimbos por fumar-los muito quentes. Pertencem a essa categoria alguns chamados “fumadores com armadura de prata na língua”(ou língua de amianto) o que significa que o que é queimado não é a língua, mas o briar.
Assim este seria o “sistema do mecânico” aplicado aos cachimbos. Quando um cachimbo esquentar, faça este exame, segura firmemente com as mãos conta lentamente até seis. Se puderes fazer, então pode continuar fumando tranquilamente. Se não podes, então se deve parar até que o cachimbo se esfrie o suficiente para continuares.
Cinco a dez segundos são geralmente suficientes, e você geralmente nem precisa acender o cachimbo novamente. Mesmo se o cachimbo apagar, não há nenhum dano. Torna a acendê-lo.
Eu quero afirmar que muitas das queimaduras nos cachimbos são causadas pelos fumadores que, temem que seus cachimbos se apaguem, então puxam profundamente a fumaça e muito continuamente. É melhor usar um par de fósforos ou de pouco mais gás do que queimar um cachimbo.
Já notaram que os fumadores mais velhos, em geral, são aqueles que deixam o cachimbo apagar com mais freqüência?Quanto mais suavemente se fuma, fuma-se mais fresco - e obtém uma maior satisfação do cachimbo.
Se adotarem “o sistema do mecânico”, eu posso assegurar-lhes que nunca retornarão a queimar um cachimbo.
Amavelmente,
Achille SavinelliTraduzido por Luis Graciano de um e-mail enviado pelo Emilio para o BAPC
Fonte: www.confrariagauchadocachimbo.com.br/como_nao_queimar_seus_cachimbos.htm
Um Agradecimento especial a cGc - Confraria Gaucha do Cachimbo por esse artigo.
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Alfred Dunhill
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Mais uma Reuniao Extra Oficial do cAc BH no Sabado dia 13-09-2008
A Turma do cAc BH Confrades Tulio - Guilheme - Gustavo - Henrique e Thadeu Santéro.
Ao Lado confrade Henrique Segal filosofando e Confrade Tulio cachimbando e pensando na vida rs...
Confrade Tulio continua sua cachimbada e Confrade Thadeu comendo um tradicional pao de queijo Mineiro Uai rs...
Fotos tiradas por um Celular rs... O cAc BH esta aceitando doação de maquinas fotograficas digitais para fazer as fotos da confraria rs... (Brincadeirinha hein rs...)
terça-feira, 9 de setembro de 2008
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Reunião Extra-Oficial cAc BH
sábado, 16 de agosto de 2008
Reunião do cAc BH
Dr. Jaime e Thadeu Santéro
Confrade Claudio Pacheco refletindo com seu cachimbo...
Pacheco e Seu Molina...
Confrade Henrique Segal Meditando...
Olha a turma do cAc BH denovo...
quinta-feira, 10 de julho de 2008
Mama Cadela Por Geraldo Santos
Árvore ou arbusto de pequeno porte, espécie decídua, copa irregular com ramos tortuosos e lactescentes; folhas simples, alternas, oblongas ou elípticas, coriaceas com pecíolo - curto, face inferior aveludada, nervuras principais impressas na face superior e saliente na face inferior; frutificação de Julho a Dezembro, com frutos comestíveis adocicados, com textura da pele da cidra, cor de laranja, alcançando 3 a 4 cm de diâmetro; utilizados como ‘chiclete’ ou goma de mascar pelas populações locais, e na forma de sorvete e doces. A planta é também utilizada no tratamento de bronquites, gripes, má-circulação do sangue e a raiz utilizada no tratamento do vitiligo. O nome popular refere-se aos frutos pendurados nos galhos que faz lembrar as tetas caninas.
Ref. Bibliog: Silva Junior, Manoel Cláudio. 100 Árvores do Cerrado: Guia de Campo. Brasília, Ed. Rede de Sementes do Cerrado, 2005. 278p ilust.
foto no Jardim Botânico de Brasília.
Consideraçãos Cachimbisticas
Detalhe da casca e entrecasca da mama-cadela, partes mais utilizadas na medicina popular e por nós cachimbeiros, sendo a casca e a raiz que fica por baixo da terra, o ideal para a queima em nossos cachimbos.
Quanto ao blend com mama cadela, leva-se em conta o segredo de cada um, a experiência, o gosto, a quantidade, o tipo de tabaco a ser usado com as raízes, o corte, etc. tenho usado sempre os tabacos neutros cortado em tiras extremamente finas e longas, excelentes para as misturas. Encontra-se a mama-cadela (Brosimum gaudichaudii), também conhecida por mamica-de-cadela, algodão-do-campo, amoreira-do-campo, mururerana, apé, conduru, inhoré (no Ceará) em qualquer casa de ervas, chás ou raíz do campo.
Srs, a confraria em BH não fecha definitivamente nada na arte dos cachimbos, tabacos e misturas, não concorre com nenhuma fábrica ou marca, não vende, pelo contrário, compra e prestigia os confrades que já o fazem, não receita nenhuma fórmula como perfeita e única, não aromatiza nenhum tabaco já existente, pois, a própria mama cadela, como tal, remonta à décadas , não cria nenhum aroma e diz que é novo, não tem em absoluto essa vaidade, apenas sugere mais uma opção de mistura, pois tudo é pessoal, íntimo e o que vale mesmo é degustar o seu cachimbo, seja ele qual for e sonhar. Contra todos os pré-conceitos existentes, temos sempre o lema da nossa bandeira , “LIBERTAS QUAE SERA TAMEM”., mesmo na arte de CACHIMBAR!
Por: Geraldo Santos
terça-feira, 10 de junho de 2008
REUNIÃO DO cAc BH DIA 09/06/2008
Logo em seguida o trio parada dura rs... Thadeu Santéro, Gustavo e Flavio rs...
O Confade Thadeu Santéro estreiando o seu Peterson 307 com o blend criado pelo confrage Geraldo Santos do cAc BH denominado de Uai Sir! (Mama Cadela + Mistura Inglesa bem especial).Confrades Gustavo e Flavio preparando um gole...Thadeu Santéro carregando com a mistura "UAI SIR!" o seu novissimo Peterson 307 e o Confrade Gustavo usando o seu Peterson 307 com Flakes + Latakia!!! (Sera que ta rolando um patrocinio da Peterson com os 307 para o cAc BH? rs...)
Dr Jaime ja ta quase entrando pro cAc BH rs...
Confrade Geraldo Santos estreiando o seu Peterson 307 Rustico!
FINALMENTE SAIU O CARTÃO DO CAC BH!!!
Confrade Gustavo - Hum... Suspeitei desde o principio rs...
Confades Thadeu Santéro e Gustavo - Na hora de pagar a conta rs...
Mais um convidado do cAc BH - Fred que em breve se tornara um ex charuteiro...
Sr. Vinicius mais um cachimbeiro conhecendo o cAc BH... Welcome to cAc BH!