terça-feira, 30 de setembro de 2008

Seu Cachimbo esta esquentando demais?


Seu Cachimbo esta esquentando demais?



Bom, se você fuma seu cachimbo muito quente, ele pode ser queimado e estragado. Mas como não queima-lo!A seguinte é a transcrição de um panfleto de Achille Savinelli produzido há muitos anos como uma guia no formulário de não queimar um cachimbo.

Caro senhor:
Um problema importante entre os fumadores de cachimbo parece ser a forma para evitar queimar seu cachimbo, e a solução que é mais amplamente aceita é dar pitadas (fumadas) lentas que podem ser interrompidas se o cachimbo ficar demasiado quente. Mas, como pode um cachimbeiro - um novato talvez - reconhecer quando seu cachimbo esta demasiado quente?

O fornilho de um cachimbo inflamado está sempre quente, e para estabelecer exatamente a temperatura “muito quente" sem instrumentos apropriados é bastante difícil. Eu resolvi o problema da seguinte maneira:A idéia me sugeriu após uma visita que eu fiz a um mecânico a quem tinha feito exame de um carro no qual a caixa de transmissão estava “muito quente”.“Presta atenção”, disse, a “tudo o que deve fazer é pôr a mão sobre a caixa, e contar lentamente até seis. Se puder fazer isto, então não esta 'Muito quente', mas tiveres de remover a mão antes do seis, significa que algo esta errado e o motor é deve-se parar o motor de vez. “
Com a sugestão, eu pensei sobre sua aplicação em meus cachimbos. Sugeri a um amigo que havia queimado vários cachimbos por fumar-los muito quentes. Pertencem a essa categoria alguns chamados “fumadores com armadura de prata na língua”(ou língua de amianto) o que significa que o que é queimado não é a língua, mas o briar.

Assim este seria o “sistema do mecânico” aplicado aos cachimbos. Quando um cachimbo esquentar, faça este exame, segura firmemente com as mãos conta lentamente até seis. Se puderes fazer, então pode continuar fumando tranquilamente. Se não podes, então se deve parar até que o cachimbo se esfrie o suficiente para continuares.
Cinco a dez segundos são geralmente suficientes, e você geralmente nem precisa acender o cachimbo novamente. Mesmo se o cachimbo apagar, não há nenhum dano. Torna a acendê-lo.
Eu quero afirmar que muitas das queimaduras nos cachimbos são causadas pelos fumadores que, temem que seus cachimbos se apaguem, então puxam profundamente a fumaça e muito continuamente. É melhor usar um par de fósforos ou de pouco mais gás do que queimar um cachimbo.
Já notaram que os fumadores mais velhos, em geral, são aqueles que deixam o cachimbo apagar com mais freqüência?Quanto mais suavemente se fuma, fuma-se mais fresco - e obtém uma maior satisfação do cachimbo.

Se adotarem “o sistema do mecânico”, eu posso assegurar-lhes que nunca retornarão a queimar um cachimbo.
Amavelmente,


Achille SavinelliTraduzido por Luis Graciano de um e-mail enviado pelo Emilio para o BAPC

Fonte: www.confrariagauchadocachimbo.com.br/como_nao_queimar_seus_cachimbos.htm

Um Agradecimento especial a cGc - Confraria Gaucha do Cachimbo por esse artigo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Massa d mais este artigo!

Depois que peguei esse macete de medir o formilho quente eu to baforando bem melhor :-)

Um Grande Abraço a Todos e Inté :-)

Att,
Thadeu Santéro - cAc BH

Unknown disse...

Meu cachimbo velho e barato ñ acontece isso,já os novos é uma quentura,mas vou fazer o que diz o especialista. Obrigado